sábado, 9 de junho de 2012

Sugestões que podem ajudar:


Chamar a família para uma Reunião e solicitar por escrito: Avaliação Psicológica, Neurológica ou outras que julgar necessárias,
Solicitar cópia do Receituário para verificação de quais medicamentos o aluno faz uso, pois muitos deles ocasionam mudança de comportamento e interferem na atenção, ocasionando lentidão de aprendizado e memória, bem como agitação,
Atualizar o prontuário do aluno com todo o registro (cópias) de diagnósticos de especialistas tais como: Neurologista, Psiquiatra, Psicólogo, Fonoaudiólogo, Psicopedagogo, Terapeuta Ocupacional e outros, conforme o caso;
pesquise sobre a deficiência do seu aluno, aprenda sobre suas características e sintomas, de modo, a saber, detectar quais comportamentos acompanha determinada deficiência, para que você tenha mais elementos e possa distinguir o que é da doença e o que é falta de disciplina e educação;
 Solicite Relatórios periódicos das terapias que a criança estiver realizando, se possível mantenha contato direto com o Especialista em questão;
Criar plano de curso específico e bem variado para as necessidades de cada aluno, para isso consulte as Diretrizes Curriculares para Educação Especial e os PCNS.
Criar plano de rotina/disciplina para que a família implante no lar numa ajuda mutua Escola/Família.
- criar uma rotina na escola e sala de aula, o que exigirá paciência e persistência.
Promova a inclusão social (com os demais alunos), física (adequar as instalações físicas), pedagógica (atividades diferenciadas e focadas nas necessidades do aluno).

Um comentário:

  1. Concordo com você Glau, vivemos em mundo que luta contra as desigualdades, a inclusão social de deficientes, assim com os portadores de alguma síndrome de aprendizagem, são algumas delas. A inclusão é uma forma eficaz de lutar contra essa desigualdade, mas para isso profissionais da área de educação devem estar capacitados para proporcionar à estes alunos as condições necessárias de aprendizagem. Assim como deve ser feito um trabalho de conscientização com os demais pais e alunos antes desta inserção, para que seja verificada pelos mesmos os direitos que estes portadores de deficiência têm e os benefícios que esta inclusão poderá proporcionar a eles. Trabalhar com as diversidades é criar diferentes caminhos para a aprendizagem!

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